Atendimento

(18)3605-9500

Santópolis do Aguapeí, 29 de Abril de 2017

Símbolos

A Lei Municipal 669/95, de 17 de novembro de 1995 institue como símbolos do Município de Santópolis do Aguapeí, o Brasão de Armas Municipal, a Bandeira Municipal e o Hino Municipal. 

Brasão municipal

O Brasão de Armas do Município de Santópolis do Aguapeí, de autoria do heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descreve: escudo hibérico, de prata, com uma rosa heráldica de goles entre dois machados de sables, o de destra voltado tudo encimando uma faixeta ondada de blau e bordadura deste, carregada de oito flores de lis do campo; o escudo é incimado de coroa mural de prata, de oito torres, suas portas abertas de sable, tem como suportes, à destra, um ramo de algodoeiro e à sinistra uma haste de cana de açucar, ambos ao natural e listel de blau, com o tepônimo "SANTÓPOLIS DO AGUAPEÍ", de prata.

Interpretação do Brasão

brasaosantopolisO escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil em sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria; o metal prata do campo de escudo, é designativo de felicidade, pureza, temperança, formosura, verdade, franqueza, integridade e amizade, eraldica referência ao ambiente de cordialidade e compreensâo de que desfrutam os munícipes, bem como às belezas naturais da região e à pureza do ar e das águas do município.

A rosa é emblema de beleza, honra, suavidade, pureza de costumes, nobreza e mérito reconhecido, completando o simbolismo do campo e também se referindo aos atributos dos primitivos colonizadores da região, realçados pela cor goles (vermelho), indicativa de audácia, valor, galhardia, intrepidez, magnanimidade e honra.

Os machados assinalam a primeira atividade dos pioneiros da formação do povoado, derrubando a mata para o plantio das culturas incipientes e bem assim a indústria madeireira, sendo o machado, também, o símbolo do trabalho árduo e eficaz; a cor sable (preto) representa prudência, fortaleza, constância, simplicidade, sabedoria, ciência, gravidade e honestidade.

A bordadura indica favor e proteção e a flor de liz é o símbolo de Nossa Senhora, tudo evocando a Santíssima Padroeira de Santópolis do Aguapeí, Nossa Senhora das Graças, e a proteção dispensada de seus fervorosos devotos.

A faixeta ondada, é demonstrativo heráldico da riqueza hidrográfica do Município, em especial o Rio Aguapeí, cujo nome se integrou no topônimo municipal e a cor blau (azul) vem a ser a representação heráldica de justiça, nobreza, vigilância, serenidade, zelo, constância, firmez incorruptível, dignidade e lealdade, sublinhando os predicados de administradores e municipas e a forma justa e leal com que é promovido o desenvolvimento do Município.

A coroa mural é o símbolo da emancipação política, e, de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades; as portas abertas de sable (preto), proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Santópolis do Aguapeí.

O ramo de algodoeiro e as hastes de cana de açucar indicam a vocação agrícola do Município, apontando as lides do campo como fator básico da economia municipal; No listel de blau (azul) o topônimo "Santópolis do Aguapeí", em letras de prata, identifica o Município.

Interpretação da Bandeira Municipal

A Bandeira Municipal de Santópolis do Aguapeí, de autoria do heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar, assim se descreve: retangular, de azul, com triângulo de branco, moventa de tralha, carregado de um triângulo de vermelho, sobrecarregado de um triângulo de branco, e este do Brasão de Armas referido acima.
Tem a Bandeira 14 M (quatorze Módulos) de altura por 20 M (vinte módulos) de comprimento; o triângulo de branco tem a base coincidente com a tralha de 18 M (dezoito módulos) de altura; o triângulo vermelho, que carrega, com a base superposta à do primeiro, tem 16 M (dezesseis módulos) de altura; o triângulo branco que o sobrecarrega, ainda com coincidência de base, tem 10 M (dez módulos) de altura e o Brasão de Armas tem 6 M (seis módulos) de altura.
Os triângulos superpostos foram pontas de lanças, a representar o impulso irrefreável com que Santópolis do Aguapeí avança para um futuro de progresso e desenvolvimento;
O simbolismo das cores da Bandeira é o mesmo referente ao Brasão das Armas, observando-se entretanto, que o metal prata dos brasões de Armas corresponde ao branco das bandeiras; A bandeira Municipal poderá ser confeccionada em qualquer tamanho, obedecidas, entretanto, rigorosamente, suas proporções.

Interpretação do Hino Municipal

Fica o Prefeito Municipal autorizado a contratar serviços de um compositor, ou instituir concurso, para a escolha do Hino Municipal.